Muito pouco separa uma obra de arte de um icônico esportivo Porsche. Buscando uma peça lendária dessa verdadeira máquina, Cainã Gartner encontrou na pinça do sistema de frenagem seu novo desafio. Após estudos e alguns rascunhos do projeto, o artista esculpiu em escala real a peça mecânica nos mínimos detalhes. A pinça de freio Porsche foi esculpida em madeira clara para representar a original de cerâmica e para constrastar com a madeira escura do disco. Os acabamentos da obra, como logotipo, símbolo Porsche e pequenos detalhes mecânicos, foram feitos com ouro. Tudo para recriar a grandiosidade e importância da marca. 70 anos de Porsche Completando 70 anos em 2018, a Porsche é até hoje uma lenda automobilística. Suas máquinas sobre 4 rodas são admiradas por todo o mundo. O princípio da marca, desde sua fundação, foi tirar o máximo proveito de tudo: potência, desempenho e elegância. “No começo, olhei em volta e não consegui encontrar o carro com o qual sonhei. Então eu decidi construir por conta própria.” Ferry Porsche
Reprodução única da icônica Petite Malle da marca Louis Vuitton feita totalmente em madeira de duas tonalidades. O artista Cainã Gartner esculpiu uma releitura da bolsa feminina, saindo de uma obra tridimensional para a desconstrução em pixels na outra extremidade. A delicadeza da obra de arte se complementa com acabamentos em fogo e detalhes personalizados em ouro 23K, remetento também ao luxo e suntuosidade na representação da Louis Vuitton. Linha Petite Malle O modelo único da Petite Malle é inspirada nos clássicos baús da marca, que iniciou suas atividades em 1854 na França, confeccionando malas e bolsas totalmente artesanais. A linha homenageia a famosa herança da Louis Vuitton.
O planeta Terra nos dá muitos indícios que precisa de ajuda, pelo excesso de desmatamento, de poluição e falta de cuidado com os recursos naturais. O artista Cainã Gartner representa essa preocupação em forma de escultura do Globo terrestre “sangrando” na forma de ouro. A escultura, produzida em novembro de 2019, possui o metal simbolizando nossas riquezas e valores escorrendo entre os dedos. Quem ainda sustenta o Planeta Terra, em oposição à destruição humana, é a mão da força superior suprema (que você pode denominar Deus). Ela tenta “estancar" todos os impactos negativos da ação do homem. Planeta Terra em alerta Em março de 2019, o jornal El País publicou uma série de fotografias alarmantes, de várias regiões do Planeta Terra, realizada para o Departamento do Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP). "A humanidade não está a caminho de cumprir as metas estabelecidas para 2030 e 2050 nos diversos acordos internacionais sobre mudança climática, desenvolvimento sustentável e proteção ambiental”, diz o relatório. E conclui que "é necessário tomar medidas urgentes em uma escala sem precedentes para deter e reverter essa situação e, assim, proteger a saúde humana e ambiental.” Conheça a série fotográfica em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/13/album/1552476582_773089.html#foto_gal_6
Em comemoração aos 25 anos de legado de Ayrton Senna, o maior piloto brasileiro de Fórmula 1 de todos os tempos, o artista Cainã Gartner foi escolhido para esculpir 25 capacetes numerados, modelo 1993. A mãe de Senna, Neyde Senna da Silva, foi quem sugeriu um capacete para cada ano de legado do filho em memória do seu exemplo como atleta e como pessoa. “O Senna sempre foi meu ídolo. Ele desperta nas pessoas um fazer com amor e dar o seu melhor”, destaca Cainã. Processo de trabalho No ateliê, lugar que conhece desde criança, Cainã Gartner iniciou o trabalho projetando tudo no papel. Ele estabeleceu as medidas, angulações e acabamentos antes de tudo. Depois disso, o primeiro capacete foi materializado. “A madeira foi selecionada especialmente para esse projeto e tudo começou com um bloco único e maciço. Na etapa final, a customização eu fiz com fogo e ouro 23k italiano para dar o contraste.” Tendo em mente o grande valor sentimental desse projeto, ele apreciou cada momento. “Cada processo gera um sentimento diferente. Eu mantive minha mente focada na peça finalizada. Eu já tenho ela pronta na minha cabeça e nisso só vou retirando os excessos até chegar no resultado que eu quero”, destaca Cainã. Entrega das esculturas A entrega da obra aconteceu no Senna Day, dia 1º de maio de 2019 em Interlagos, São Paulo, ocasião que se comemorou o legado de 25 anos de Ayrton Senna. A primeira peça foi numerada de “Obra nº 0” e cedida à mãe do piloto. Além da família do piloto, muitos famosos e fãs do Ayrton Senna puderam admirar ao vivo a obra de arte de Cainã Gartner. As demais peças terão parte da venda revertida em projetos sociais e culturais por meio do Instituto Ayrton Senna.
Comemorando 100 títulos, Roger Federer recebeu em mãos de Cainã Gartner uma raquete toda em madeira com bola de tênis. Criada de maneira artesanal, até mesmo as cordas da raquete foram confeccionadas em madeira flexível. A escultura exclusiva foi entregue durante o US OPEN 2019 em New York, Estados Unidos. Roger Federer considerado um dos maiores tenistas dos últimos tempos por seus títulos mundiais, mas também por obras sociais que realiza por meio da Roger Federer Foundation.
Um dos grandes cantores do sertanejo brasileiro, o cantor Daniel, encomendou uma obra de arte com Cainã Gartner que representasse sua vida e carreira na música. A escolha não poderia ser diferente: um chapéu de boiadeiro, uma peça do figurino que é um importante símbolo ao sertanejo raiz. O chapéu foi esculpido à mão por Cainã, a partir de um bloco único de madeira. Foram muitas horas em seu ateliê com formão, limas e lixas para dar o formato e acabamentos perfeitos. A finalização com a assinatura de Daniel gravada na lateral do chapéu. A entrega foi feita em mão de Cainã Gartner ao cantor, que ficou muito emocionado com o resultado. “A obra ficará exposta na sala da minha casa’’, destacou Daniel.
Eleito em 2017 o DJ #1 eleito pela revista House Mag, Vintage Culture recebeu de Cainã Gartner um PDNA Original. A obra foi customizada com a assinatura do DJ e fones de ouvido, peça que acompanha o profissional.
O Pegasus de 2 metros de altura foi criado em parceria com o artista plástico Julian Gallash. Cainã Gartner esculpiu a obra em madeira e Julian customizou com tintas e spray, aproximando tradição e contemporaneidade. Símbolo da imortalidade, o Pegasus ficou exposto no Casa Hall Design District de Balneário Camboriú, Santa Catarina.
O maior tatuador de famosos, Wagner Maximus, encomendou uma obra do ateliê Cainã Gartner para decorar seu estúdio em São Paulo. O capacete medieval do gladiador Maximus III foi o ícone reproduzido para Wagner, esculpido todo em madeira com acabamentos em ouro 23k.
Para a apresentadora do SBT Rio Grande do Sul, Mônica Fonseca, o artista Cainã Gartner criou uma obra de grande valor sentimental e um ícone da profissão. Um microfone segurado por sua própria mão, todo em madeira e com acabamento em ouro 23k nas unhas. Ela recebeu a obra com muita emoção por ter sua carreira materializada como arte.
- 1
- 2